Em 2023, os colaboradores esperam a opção de trabalhar totalmente remotamente ou em ambiente de trabalho híbrido. Na verdade, 80% dos trabalhadores dizem que prefeririam trabalhar numa função com opções de trabalho flexíveis.As pessoas habituaram-se a trabalhar a partir de casa e beneficiaram do aumento da produtividade e de um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional. No entanto, trabalhar em casa e liderar em casa são duas coisas diferentes.Ajustar-se à liderança em um ambiente remoto requer habilidades diferentes das presenciais. Aqui, de acordo com três gerentes remotos, vamos explorar como é a liderança virtual, as habilidades necessárias para ter sucesso e dicas para se destacar como líder de vendas virtual.O QUE É LIDERANÇA VIRTUAL?Simplificando, a liderança virtual é uma forma de liderança em que um gestor tem a tarefa de treinar uma equipe parcial ou totalmente remota.A liderança virtual é muito semelhante à liderança presencial: um líder virtual, por exemplo, ainda precisa motivar e inspirar a sua equipe para alcançar um objetivo comum.No entanto, a liderança virtual terá uma abordagem diferente da liderança presencial. Uma função de liderança virtual enfatiza habilidades de comunicação escrita de alta qualidade e mais flexibilidade e confiança do que funções de liderança presenciais.A seguir, vamos explorar algumas habilidades diretamente relacionadas à liderança virtual.HABILIDADES DE LIDERANÇA VIRTUALEm uma pesquisa da HubSpot de 2022 com líderes de vendas em todo o mundo, 48,5% indicaram que suas equipes trabalhariam de forma híbrida (no escritório/em casa). Consequentemente, as habilidades de liderança virtual são mais críticas do que nunca. Aqui estão algumas habilidades que qualquer líder eficaz precisa aprimorar, juntamente com algumas específicas para a função virtual.ALTA INTELIGÊNCIA EMOCIONALA inteligência emocional é uma habilidade fundamental de liderança que envolve a capacidade de regular suas próprias emoções e compreender as emoções dos outros. Muitas vezes referida como IE, a elevada inteligência emocional é uma característica distintiva dos grandes líderes, pois facilita-lhes a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a empatia com os membros da equipa para resolver conflitos, inspirar a colaboração e encorajar o desempenho superior.MENTALIDADE DE CRESCIMENTOUma mentalidade construtiva na liderança incentiva o aprendizado e a melhoria contínua. Ao contrário de uma mentalidade fixa que acredita que as características e habilidades das pessoas são imutáveis, um líder com uma mentalidade construtiva vê oportunidades em cada esquina e acredita no potencial de sua equipe para crescer em seus talentos e habilidades.Uma mentalidade construtiva é uma habilidade de liderança crucial em qualquer negócio, especialmente em um negócio em crescimento, onde um líder deve abraçar a mudança, aprender com o fracasso e estabelecer uma cultura onde o crescimento seja um processo contínuo.FORTES HABILIDADES DE COMUNICAÇÃOFortes habilidades de comunicação não são negociáveis para líderes de qualquer setor. Um líder deve conceber uma visão abrangente, destilá-la e comunicá-la de forma eficaz, de uma forma que repercuta nos indivíduos e na equipe. A inteligência emocional desempenha um papel importante nisso, pois o líder deve ouvir ativamente e adaptar o seu estilo de comunicação para combinar com quem está falando.Fortes habilidades de comunicação são duplamente cruciais na liderança virtual. Como muitas dicas de comunicação pessoal não aparecem no vídeo, é ainda mais importante que a comunicação do líder seja clara e empática.CONFIABILIDADEQuando se trata de liderança, não há espaço para instabilidade. Os membros da sua equipe precisam sentir que sempre podem contar com você para obter conselhos, apoio e feedback honesto. Se sua equipe entender que você sempre os apoia e tem o melhor interesse, eles sempre lutarão por você e sua organização. Um grande líder é confiável e inspira o mesmo comportamento em sua equipe.CAPACIDADE DE DAR E RECEBER FEEDBACKDar e receber feedback é a base da liderança eficaz. Fornecer feedback aos colegas de equipe pode ser desafiador, especialmente se for uma crítica construtiva. Diferentes membros da equipe respondem ao feedback de maneira diferente, portanto, um líder eficaz deve ser capaz de adaptar sua entrega para que o feedback seja recebido de maneira ideal, dependendo de com quem está trabalhando.Além disso, os líderes devem ser capazes de aceitar feedback com elegância. Desconsiderar o feedback de um líder pode ser fácil, especialmente o feedback de pessoas que trabalham abaixo de você. No entanto, os grandes líderes controlam o ego à porta, ouvem ativamente o feedback e incorporam-no conscientemente no seu desempenho.DETERMINAÇÃOMuitas vezes, a diferença entre um líder e um seguidor é a capacidade de tomar decisões. Como líder, você frequentemente estará sob pressão e deve ser capaz de pensar crítica e estrategicamente para tomar decisões confiantes que façam avançar o ponteiro.Uma liderança decisiva facilita a execução de ideias. Sem determinação, é fácil para as equipes caírem na armadilha de falar em círculos sobre ideias potenciais e nunca realmente implementá-las.FORTES HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO ESCRITAOs líderes virtuais passarão comparativamente mais tempo comunicando-se através de canais como e-mail e WhatsApp, portanto a eficácia nesta área é vital. Os líderes virtuais devem ser claros e concisos na sua comunicação escrita, sem parecerem bruscos ou impacientes. Grandes líderes virtuais podem adaptar seu estilo de comunicação escrita para atender cada pessoa com quem conversam.FLEXIBILIDADE E ADAPTABILIDADEAs coisas podem mudar rapidamente nos negócios e os líderes virtuais devem estar preparados para alterar a sua abordagem e adaptar-se às condições em mudança nas suas organizações e indústrias. É claro que as coisas nem sempre correm como planeado, mas os líderes adaptáveis inspiram confiança com a sua resiliência e capacidade de transformar falhas ou mudanças inesperadas em oportunidades de aprendizagem.CAPACIDADE DE SE MANTER ATUALIZADO SOBRE AS TECNOLOGIAS DO LOCAL DE TRABALHOUm grande líder virtual sempre está atento ao ecossistema de trabalho remoto e às tecnologias associadas. Como o trabalho remoto é um desenvolvimento relativamente novo, é duplamente importante que os líderes virtuais estejam cientes das mudanças nas normas e sejam capazes de implementar rapidamente as soluções mais eficazes em sua pilha.EMPATIAUm gerente de vendas remoto precisa estar disposto a alterar sua abordagem para atender às necessidades de cada representante de vendas. Por exemplo, um representante prefere feedback imediato durante sessões de coaching por vídeo, enquanto outro precisa do feedback entregue antecipadamente para processá-lo antes da reunião.Habilidades de comunicação são obrigatórias para qualquer função de liderança e a gestão virtual não é diferente.Como me disse Kelly Knutson, chefe de vendas de comércio eletrônico da Chargebee : “A comunicação é a chave para a liderança virtual. “Beber do quartel dos bombeiros” tornou-se a norma, mas nós, como líderes de vendas, precisamos de comunicar com as nossas equipes todos os dias. Minha prática sempre foi criar algumas tarefas para minha equipe para que eu soubesse como eles estão se desenvolvendo e em quais coisas precisamos trabalhar durante nossos 1-1 semanais.”“Por exemplo”, acrescenta Knutson, “posso pedir a um Executivo de Contas que faça algumas pesquisas sobre quem ele/ela pode considerar ser o cliente ideal para o nosso negócio. Outra tarefa poderia ser criar uma lista dos nossos principais concorrentes e compartilhar comigo como nos diferenciamos. Ao criar essas pequenas tarefas, garanto que meu Executivo de Contas está no caminho certo ou precisa de suporte adicional.”A 22 AJUDA VOCÊ!Precisando de ajuda para vender mais? Contate a 22 PERFORMANCE! Ajudar você é a nossa missão!Canais de atendimento:Whats Comercial: 55 9 98465-5407E-mail: comercial@22performance.com
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