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Mix de vendas: como calculá-lo para aumentar os lucros

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Em 02/08/2023, por Hubspot
Neste post, detalharemos o que é mix de vendas, como calculá-lo e alguns exemplos de como usá-lo para tomar decisões de negócios.

O QUE É MIX DE VENDAS?

O mix de vendas é a proporção de cada tipo de produto vendido em uma empresa em comparação com as vendas totais da empresa. O objetivo do cálculo do mix de vendas é entender como as vendas de diferentes tipos de produtos impactam os lucros.

Quando você se aprofunda no mix de vendas da sua empresa, descobre dados concretos que informam exatamente quanto dinheiro a venda de cada produto está contribuindo para o resultado final. Isso pode não apenas ajudá-lo a determinar como definir orçamentos futuros, mas também fornecer informações sobre a função, posicionamento e estratégias de vendas por trás de cada produto que sua empresa oferece.

FÓRMULA DO MIX DE VENDAS

Para calcular o mix de vendas, comece entendendo a rentabilidade de cada produto que sua empresa vende.

Lucro = Preço de Varejo - Custo das Mercadorias Vendidas

EXEMPLO DE MIX DE VENDAS

Para manter as coisas simples, vamos abordar isso por unidade. Neste exemplo, sua empresa vende alto-falantes e você deseja comparar dois de seus produtos: um alto-falante com fio vendido por US$ 35 e um alto-falante Bluetooth vendido por US$ 65. Vamos explicar como calcular o mix de vendas com essas informações.

Produto A

- Preço de varejo para uma unidade - R$ 35

- Custo para a empresa - R$ 8,75

Lucro = R$ 35 - R$ 8,75 = R$ 26,25

Depois de ter seu valor de lucro, é hora de encontrar a margem de lucro. Encontre sua margem de lucro dividindo seu valor de lucro pelo preço de venda.

Margem de Lucro = Lucro / Preço de Venda

Vamos usar esta equação para nosso exemplo de alto-falante com fio:

Margem de lucro = R$ 26,25 / R$ 35 = 75%

Isso significa que para cada R$ 100 em alto-falantes com fio que sua empresa vende, resulta em R$ 75 de lucro.

Agora, vamos comparar esse valor com os alto-falantes Bluetooth.

Produto B

- Preço de varejo para uma unidade - R$ 65

- Custo para a empresa - R$ 21

Lucro = R$ 65 - R$ 21 = R$ 44

Margem de lucro = R$ 44/R$ 65 = 67%

Isso significa que, para cada R$ 100 em alto-falantes Bluetooth que sua empresa vende, ela contribui com R$ 67 para o resultado final.

Por meio desses cálculos, podemos ver que quanto mais alto-falantes com fio você vender, mais lucrativo será seu mix de vendas. Isso não significa que sua empresa deva interromper a venda de alto-falantes Bluetooth; no entanto, pode significar que dedicar mais foco à venda de alto-falantes com fio pode gerar mais lucro. Isso pode significar alocar mais recursos para publicidade paga de alto-falantes com fio ou aproveitá-los como uma oportunidade de vendas adicionais.

Agora que você entende o que é mix de vendas e como calculá-lo para os produtos que sua empresa vende.

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