ARTIGOS

Vantagem competitiva que promove a sustentabilidade dos negócios


Vantagem competitiva ou diferencial competitivo é a soma de características que permitem uma empresa diferenciar-se das demais. Essa diferença é vista como a oferta e entrega de valores positivos aos clientes, em comparação aos seus concorrentes. Valores que fornecem razões para os seus clientes escolherem a sua oferta, em decorrência da oferta dos seus concorrentes.
Ao tratar de competitividade é importante analisar todas as vias externas e internas que estão vinculadas às melhorias do processo produtivo, um grande ponto a ser considerado quando se trata de vantagem competitiva. Portanto, para obter um resultado significativo é necessário um balanço e equilíbrio entre todas as partes envolvidas nos processos de produção.
No passado recente, inúmeras empresas conseguiram construir e defender uma forte posição de mercado por longos períodos, o que sem dúvidas é um sonho para qualquer empresa, mas esta realidade vem se tornando cada mais difícil de atingir. Cada vez mais, as organizações operam em ambientes de descontinuidade e instabilidade, onde a vantagem competitiva de hoje evapora rapidamente em decorrência de forças como a revolução tecnológica, a globalização, a diminuição das barreiras à entrada de novos concorrentes, a destruição e criação de novos setores, a proliferação de produtos substitutos, mudanças culturais, entre outros.
Mas o que fazer em ambientes turbulentos e de descontinuidade? Minha dica para as organizações, a grosso modo, pode ser resumida em três palavras: Atenção, Eficiência e Atualização. Lançar constantemente novas iniciativas estratégicas, conquistando e explorando vantagens competitivas mesmo que apenas transitórias. Embora temporárias isoladamente, juntas essas vantagens podem manter a empresa na liderança por longos períodos.
Com uma visão ampla e definitivamente atual, pode-se afirmar que tecnologia e a constante atualização, são peças chaves para obtenção de melhorias que resultam em competitividade. Em uma economia globalizada e de grande fluxo, é explicito que o mundo corporativo muda muito rápido, nenhuma vantagem pode ser mantida sem mudanças por um longo prazo. Me arrisco a dizer que a única forma de garantir a sustentabilidade de um negócio é manter-se sempre alerta e ágil para mudanças, dessa forma a empresa está sempre preparada para encontrar uma vantagem quando elas ocorrerem.
Um forte abraço!
Élvio Tadeu Becker, Consultor Empresarial

Postado em: domingo, 08 Jul 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...