ARTIGOS

UMA UNIÃO DE VOCÊS

Caro empresário ou empresária, reitero que todas as vezes que mencionar os termos empresário, empreendedor, entre outros sujeitos que formulem a frase predominantemente ao público masculino, também me refiro as mulheres do mundo business. Justificado a didática de escrita continuamos com o tema desta semana.
Uma união de vocês! Uma descrição que objetiva representar diferenças ideológicas e comportamentais das diferentes pessoas envolvidas na empresa. Como sempre prezo pela facilidade na compreensão dos temas, logo, peço que o caro leitor imagine um time de futebol, vôlei, basquete, ou qualquer esporte coletivo, neste caso, o esporte mais popular do Brasil será utilizado como exemplo.
A união de vocês começa por conflitos derivados de objetivos pessoais e profissionais. Sim, a união inicializa por inúmeros conflitos. Por exemplo, a formação de um time principal de futebol integra profissionais com qualificações distintas, goleiro, zagueiros, laterais, meias e atacantes. Os mesmos profissionais tem um objetivo em comum, vencer o jogo. O que acontece é que durante o jogo cada um possui seus próprios objetivos e todos almejam alcançá-lo com maior êxito possível. O goleiro objetiva defender todas as intenções de gols do atacante adversário, por sua vez o atacante do seu próprio time almeja receber e executar grandes oportunidades de gols no goleiro adversário.
Agora vou incrementar mais a intensidade dos conflitos, com qualidades diferenciadas a mentalidade do indivíduo está muito clara, configurar o time no qual o seu talento prevaleça. Vou explicar! O atacante com o objetivo de fazer o maior número de gols exigirá um time ofensivo com capacidade de gerar inúmeras oportunidades a si e seu setor ofensivo. Ao contrário, o zagueiro induzirá um time com maior potencial defensivo prevalecendo suas virtudes e as dos seus colegas defensores. Neste ponto, a união de vocês se encontra distante de sua integralização.
O divisor de águas consiste em proporcionar as ferramentas necessárias aos jogadores para que encontrem no todo a otimização das características pessoais de cada um, a fim de tornar o time forte em todos os setores do campo. Proporcionar as ferramentas certas se mostra muito mais assertivo à longo prazo em comparação à imposição de soluções, isto, baseado na pesquisa realizada por Jim Collins e Jerry Porras no livro Feitas para Durar.
Claro que valores institucionais centrados e arcados com disciplina pela equipe facilitam a caminhada pela conquista triunfante. Ferramentas adequadas, valores centrados aliados a um objetivo de alcance significativo (ser o melhor time, que forneça ótimo entretenimento entre clube e torcedores com um clima onde a felicidade seja indispensável) ao grupo tornam-no potencialmente efetivo.
Dificuldades estarão sempre presentes na solidificação das técnicas anteriormente apresentadas, uma boa dose de paciência e persistência será necessária. Uma busca incessante da união por um propósito transformador colocará seu time/empresa como uma potencial instituição extraordinária capaz de perdurar décadas e a ser espalhada por inúmeras outras espécies institucionais de diferentes gerações, mercadores e tamanhos.
Uma união de vocês é o resultado de uma busca corporativa com objetivos transformadores da sociedade.
Obrigado a você leitor e outro abraço!
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial

Postado em: Terça-feira, 07 Novembro 2017.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...