ARTIGOS

SUPERSUCINTO

Após um intervalo de 10 dias estou de volta com um bom tema para apresentar à você leitor do blog. Como deve ter identificado, o tema de hoje está direcionado em torná-lo um ser Supersucinto, em tudo. Também deverá ter ouvido inúmeras vezes nos dias atuais o jargão popular “menos é mais”, e, para reforçar tal importância estarei escrevendo sobre.
A tentativa em mostrar nossas qualidades e talentos nos direciona em tornar nossas tarefas e atividades mais complexas possíveis, por um incentivo de destaque e diferenciação, um comprovante da nossa capacidade. Na verdade neste caso, comprovamos nossa ingenuidade em sermos profissionais pouco eficientes e pouco eficazes, e, muitas das vezes comprometemos a empresa com tal atitude. Vou exemplificar.
Novamente usarei o esporte como exemplo, hoje utilizarei o vôlei. O objetivo do voleibol consiste em no máximo três toques na bola, defender o ataque adversário, armar a jogada e atacar, na qual, a bola atravesse por cima da rede, passe pelos adversários e atinja o chão do campo adversário. Você deverá pensar, é possível ser complexo em tal esporte? Ou de outro modo, poderá alguém ser mais sucinto? Acredite, as respostas são afirmativas para ambas as questões.
Justificarei a primeira resposta da primeira pergunta, acredite, o ser humano é capaz dessa façanha de transformar o simples em algo complexo e disfuncional. Sem o intuito de generalizar, o fator complexidade atinge a maioria dos profissionais amadores e jovens iniciantes no esporte. O motivo básico é ausência do conhecimento dos limites de suas qualidades esportivas, onde jogadores com pouca experiência assumem riscos desnecessários para realizarem jogadas diferenciadas, muito aquém das suas condições físicas e técnicas, consequentemente aliando o comportamento afoito à um despreparo, e claro, a perda de pontos preciosos durante o jogo. Agora cuidado, esse fenômeno poderá estar em você diferentemente do seu grau de profissionalismo. Vamos corrigi-lo, vamos ser Supersucintos ;)
Ihh agora, ser mais sucinto em um esporte simples e objetivo. Humm, imagine os três passos básicos: defender, armar e atacar. Memorize esses três passos. Agora pense no objetivo: preciso fazer o ponto. Neste momento você sabe tudo do jogo. Evolua e pense em você, em suas qualidades, tenha pleno autoconhecimento de suas virtudes e leves deficiências. Tenha confiança em seu treinamento e colegas de time. Após todas essas etapas, faça o que você sabe fazer da melhor maneira possível, seja direto e objetivo, realize os três passos iniciais conservando a objetividade, esqueça as arestas, o ego, a torcida, o adversário, mantenha o foco e esteja concentrado e pronto! VOCÊ é um profissional Supersucinto e seu time um campeão.
Encerro com uma frase de Richard Branson: “Complexidade é sua inimiga. Qualquer idiota pode fazer algo complexo. O difícil é fazer coisas simples.”
Um abraço, até a próxima oportunidade!
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial

Postado em: Terça-Feira, 16 Janeiro 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...