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SUA EMPRESA É MAIS UMA... MAIS UMA EXCLUSIVA

O assunto da semana será posicionamento de mercado. Por quê da sua importância? Como melhorá-lo? A seguir maiores esclarecimentos. Sigo o velho hábito de facilitar a compreensão do assunto usando o método comparativo. Prossigo o tema associando-o ao meu esporte predileto, assim como, da maioria dos brasileiros, o futebol.
A importância do posicionamento consiste basicamente em ser destaque em algo específico, ou seja, em determinado serviço ou produto. O destaque tornará sua empresa exclusiva e servirá de base ao mercado consumidor, utilizado por ele como referência, facilitando o acesso à sua marca e respectivos benefícios.
No mundo futebolístico posicionamento em modo singular considera-se um jogador ocupando uma posição específica na qual se especializará por anos para se tornar destaque. Por exemplo, atacante, zagueiro, meio campo, goleiro e lateral. Manter o posicionamento é de suma importância para o crescimento profissional desse jogador. Baseado em suas qualidades e no aperfeiçoamento delas o atacante jogará nessa posição no decorrer de sua vida profissional. Durante o jogo, indiferente do placar do tempo decorrido sua posição ofensiva será mantida, afim, de preservar um sistema de jogo saudável. Isso se aplica as demais posições do time. O modo singular aproxima-se em maior grau do estado operacional da empresa, preservando a otimização da cada função.
A partir do posicionamento singular voltado ao operacional, evolui-se para uma visão generalizada, visando táticas de ação e estratégias de desempenho únicas. Esse posicionamento retira o conceito padrão de rotular sua empresa a ser mais uma para transformá-la em uma empresa exclusiva no mercado. O time de futebol poderá ter táticas mais defensivas ou ofensivas, inúmeras formulações estratégicas direcionadas a qualidade, preço, entretenimento ou sustentabilidade, enfim, deriva da definição da direção.
Claro que definir o posicionamento arcará vantagens e desvantagens e umas delas está em definir algumas diretrizes padronizadas rígidas e inflexíveis. Por exemplo, o time priorizará o entretenimento, apresentando um espetáculo com jogadas lindas, sistemas táticos desabrochados intencionados a agradar o torcedor, portanto, poderá comprometer resultados de vitória ou possíveis conquistas de títulos.
A vantagem de persistir no posicionamento consiste basicamente em formar um caráter, onde o modo de pensar e agir de sua empresa ficarão visíveis ao público. A desvantagem das possíveis derrotas é superada pela vantagem de sua torcida estar entretida e extremamente satisfeita em ver seu time “enchendo os olhos”. Acostumada a ver seu time jogando objetivando a beleza do espetáculo, clientes atuais mostrarão satisfação em representar sua qualidade ao mercado, proporcionando agrado e alcançando novos mercados na medida em que o foco destes também estará na qualidade de entretenimento.
Vou tentar ser mais simples, o custo/benefício de seu produto pode não ser o melhor do mercado, porém, a qualidade do seu produto é superior, fato que talvez não garanta resultados maiores, porém, este não é o objetivo de seu cliente. Percebeu que o posicionamento de qualidade superior tornará você exclusivo à medida que você persistir no mesmo? O seu carro talvez não seja o mais econômico, nem o mais veloz, mas terá um conforto único do qual você não abre mão, certo. Essa é a ideologia de seu cliente e dos futuros. Faça a prática de analisar marcas de empresas globais e perceber que todas terão foco em um posicionamento particular. Aplique essa ferramenta e aguarde usufruir os frutos.
Nota 1: O posicionamento singular direcionado ao operacional é focado em otimização das qualidades profissionais e consequentes resultados. Atualmente empresas adequaram processos organizacionais voltados à diferenciação de tarefas, alternando os colaboradores de função para proporcionar visões holísticas a fim de explorar a criatividade e coalização corporativa. O procedimento padrão específico é variado de empresa para empresa, nesse caso, a cultura organizacional é considerada um fator influenciador chave.
Nota 2: Manter o foco no posicionamento não consiste em tornar sua empresa inflexível, somente alguns pontos essenciais. Pontos secundários deverão ser revistos e reanalisados a partir de exigências mercadológicas. No exemplo do texto a qualidade no entretenimento é fundamental, portanto, preço e grau de sustentabilidade poderão ser reajustados.
Obrigado e boa semana!
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial

Postado em: Terça-feira, 05 Dezembro 2017.

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