ARTIGOS

O PODER DA FRANQUEZA


Hoje vamos iniciar a semana com ênfase na ideia da Franqueza nas organizações. A origem desta abordagem está baseada em uma das características de gestão utilizadas por Jack Welch, ex CEO da Multinacional General Eletric. Jack trata a Franqueza em seu livro Paixão por Vencer como sendo o “maior pequeno truque sujo em negócios”, e, também explica a alta frequência de ausência da mesma na maioria das organizações no mundo. Mas por quê ela é tão importante?
Para justificar utilizo das palavras do próprio Jack:
"A falta de franqueza bloqueia as idéias inteligentes, retarda as ações rápidas e impede que as pessoas capazes contribuam com todo o seu potencial. É algo devastador."
Claro, o processo de implementação da Franqueza na cultura organizacional na sua empresa exigirá esforço, disciplina e paciência. Contudo, propõe um ajuste aprimorado em sua comunicação interna, e, sintomas de objetividade, prática e velocidade são apresentados após tratamentos mais francos entre os profissionais. A discussão quanto as vantagens na aplicação dessa ideologia demandariam um texto com um tamanho acima do esperado para esse campo, no entanto, busco aqui ser incisivo em direcionar a você a importância do tema.
Não torne o caminho para a Franqueza um caminho penoso, tanto para você e para seus colegas de profissão, a discussão de um diálogo aberto poderá acontecer a qualquer hora, em qualquer ocasião. Colocar todas as cartas na mesa em prol do crescimento da empresa é o que tornará seu time, um time vencedor.
Utilizar da Franqueza, elimina barreiras, preconceitos, limitações de pensamento e fomenta o diálogo, a discussão, a abertura de análise e questionamentos. Empregar persistência, força de vontade e exagerada valorização da Franqueza no corpo funcional, fará você perceber que seu maior inimigo segundo Jack, “não é a competição externa é a maneira como vocês se comunicam uns com os outros”.
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial
Fonte: Livro PAIXÃO POR VENCER, Jack Welch, editora Campus, 2005.

Postado em: Segunda-Feira, 12 Março 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...