ARTIGOS

Meritocracia com metas, sua empresa não pode mais adiar esse tema


O tema é essencial e delicado, requer muita paciência, motivação e propósito para compreensão e aplicação. As empresas familiares “sofrem” em grau um pouco superior ao relacionado a empresas de estruturação internacional. A questão fundamental é a seguinte, meritocracia não pode mais ser ignorada, sua empresa precisa aprender a trabalhar com o uso desse conceito.
Logo, quando se fala em meritocracia se fala também em metas. As metas são utilizadas como elementos subsequentes para corroboração da ideia de que os melhores devem ser valorizados. Acredito que todo e qualquer profissional que prese por apresentar um bom desempenho quer ser recompensado pelos bons resultados, e toda empresa com fundamentos éticos bem estruturados quer compensar seu colaborador mais dedicado. As metas facilitam em muito esse processo e incorpora um maior senso de justiça nas relações empregado e empregador.
Acontece que meios muito subjetivos são utilizados na maioria das empresas, tanto por julgamento de competência como para promoções de cargos. A subjetividade abre margem de interpretação, e se tratando de gestão, isso não é uma ideia muito bem aceita. Toda e qualquer decisão da equipe administrativa fundamentada garante melhores resultados e melhor apoio do time de colaboradores.
Se meritocracia é um assunto novo em sua empresa, o primeiro passo é incorporar o “espírito de valorização por méritos” na sua cultura, todos precisam sentir e confiar na possibilidade de justiça entre esforço X recompensa. Bom, isso é o início, os próximos passos necessitam de estudo, paciência, e principalmente de coragem e atitude para a implementação desta nova metodologia.
Preciso ser bem claro ao dizer a você gestor quanto a necessidade de observar o ponto chave para o sucesso nesta nova ideologia de trabalho, ela requer “pulso firme” associado ao bom senso, méritos são valiosos e precisam ser valorizados, assim como, a falta deles requer ajustes, correções e eliminações. Mantendo a ideologia da meritocracia aliada a filosofia do “pulso firme” resultados a longo prazo são esperados de qual modo como possibilidades de sucesso duradouro.
Abraço!
Henrique Fernando Pies - Consultor Empresarial

Postado em: sexta-feira, 05 Out 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...