ARTIGOS

Layout industrial fixo: Desenvolvendo produtos de grande proporção

Olá caros leitores, é um prazer ver vocês por aqui. É sexta-feira, mas o trabalho não pode parar, não é mesmo? Venho hoje para finalizar a minha seção sobre a “A importância de um layout industrial bem organizado”, iniciada aqui no blog a algum tempo atrás. Se você não leu desde o início, recomendo que o faça e me dê a honra de poder compartilhar este conhecimento com você, é só clicar no link acima!
O assunto de hoje é o Layout Fixo, neste tipo de organização o produto a ser desenvolvido fica estabelecido em um certo local e os trabalhadores e materiais se movimentam em torno dele, geralmente na construção de produtos de grande proporção, onde é impossível ou inviável mover o produto entre os postos de trabalho, essa inviabilidade pode ser percebida considerando diversos fatores como peso, dimensões, eficiência operacional, custo operacional, entre outros. Por este motivo a sua análise faz-se necessária na hora da definição de um novo layout ou alteração de um já existente.
Imaginamos a construção de um navio, ou mesmo produtos menores, como uma turbina ou seus componentes que são em geral grandes e pesados, é praticamente impossível mover toda essa estrutura de um local a outro até a sua conclusão, nestes casos se aplica a utilização do layout fixo.

Entre as principais vantagens desta forma de organização podemos citar uma menor probabilidade de interrupção da produção, a facilidade em executar possíveis mudanças necessárias nas características do produto, facilita a definição de responsabilidades e a vantagem de não haver movimentação do produto, que em alguns casos pode trazer perdas significativas durante o processo.
Em contrapartida a vantagem da redução de movimentação durante a construção pode se tornar uma dificuldade na hora do transporte e movimentação do produto acabado (nos casos de produtos que não permanecerão no local).
Em linhas gerais, os Layouts Industriais podem ser pensados e organizados de forma a reduzir significativamente os custos e otimizar a eficiência operacional representando um grande diferencial competitivo entre as empresas.
Um abraço, e até a próxima!
Élvio Tadeu Becker, Consultor Empresarial

Postado em: sexta-feira, 20 Abril 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...