ARTIGOS

Inteligência emocional é essencial para você


É uma das características essenciais em líderes. É uma das características que tornam você uma pessoa especial, um profissional único e destacado. Eu vou explicar o porquê.
Inteligência emocional (IE), você não aprende isso na escola, raramente seus pais o prepararam, ou seja, se você não buscou até agora melhorar seu quociente emocional (QE) acho difícil você encontrar o equilíbrio ideal dentre as inúmeras emoções que afetam você durante cada minuto de sua vida.
Empresários, empreendedores, gerentes e gestores são líderes, Inteligência Emocional e Domínio da Comunicação são bases mínimas para um líder vencer junto com seus liderados. Alcançar objetivos, manter um time saudável e aberto a novas possibilidades de crescimento, são conquistas máximas de um profissional que tenha todos os atributos necessários para liderar.
Você já se perguntou, por que os melhores alunos da sala não necessariamente ocupam os melhores cargos?
Daniel Goleman em seu livro Inteligência Empresarial, destaca que o Quociente de Inteligência (QI) interfere em apenas 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida, 80% são impactadas por outras variáveis e circunstâncias, tais como, classe social, sorte, inteligência emocional, entre outras. Autocontrole, zelo, persistência, automotivação são aspectos de quem tem grande inteligência emocional.
Você não precisa escolher entre os 20% do QI ou os 80% do QE, saber conciliar ambos, o racional e o emocional é o que realmente lhe dará um sentido maior a vida e que nos fará pessoas melhores.
Para você aperfeiçoar seu QE segundo Goleman você precisa dominar 5 características:
1. Conhecer as próprias emoções: as pessoas mais seguras são os melhores pilotos de sua vida.
2. Lidar com as emoções: ter a dose certa de cada emoção.
3. Motivar-se: colocar todas as emoções em objetivo de uma meta.
4. Reconhecer as emoções nos outros: capacidade de se sintonizar com o mundo (empatia).
5. Lidar com relacionamentos: aptidão de lidar com as emoções dos outros.
A união destas características garante uma maior eficiência da Inteligência Emocional.
Foi novamente um prazer poder escrever para você espero ter contribuído mais um pouco no crescimento de sua vida pessoal e profissional, um forte abraço!!!
Henrique Fernando Pies - Consultor Empresarial

Postado em: segunda-feira, 22 Out 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...