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INDICADORES: A IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS


Olá estimados leitores, o texto da semana se direciona especialmente ao mundo empresarial, mas isto não quer dizer que não serve para quem não está inserido neste mundo, de qualquer forma desafio você a “investir” alguns preciosos minutos para ler esta matéria.
A minha conversa hoje é sobre indicadores de desempenho, métricas utilizadas para monitorar diversos aspectos de uma organização e com eles obter uma visão geral sobre a performance da mesma.
O universo dos negócios está cada vez mais dinâmico, com margens de lucros menores e mais difíceis de ser alcançadas, a empresa que tiver mais controle sobre a suas operações, tanto financeiras quanto produtivas, terá vantagens sobre a concorrência. Inseridos neste universo estão os indicadores de desempenho. Cada indicador é um dado, na grande maioria das vezes é um dado numérico e representa um determinado resultado.
Primeiramente os indicadores eram utilizados apenas para medir a situação econômica da empresa, mas com o passar dos anos e também quando se começou a usar a estatística, os indicadores passaram a ter ainda mais importância na vida das empresas. Tendo a principal função de medir o nível de desempenho dos negócios, produtos e serviços, e indicando a posição quanto ao objetivo que se deseja alcançar.
Ao definir um indicador, deve ser definido de forma bem clara qual é a meta que a empresa espera atingir na área em que será aplicado, indicadores sem metas definidas não trazem benefícios. Aí vão alguns exemplos de indicadores para uma empresa manufatureira:
- Gastos Gerais, fórmula para cálculo: (Gastos Gerais/Faturamento)*100
- Lucratividade, fórmula para cálculo: (Lucro líquido/Faturamento)*100
- Conformidade de produção, fórmula para cálculo: (Total de peças produzidas - Total de peças não-conformes)/ Total de peças produzidas * 100
Indicadores são de grande importância para as organizações como um todo, pois indicam se as áreas estão como desejado ou se precisam de melhorias, caso o indicador estiver dentro da meta, aconselho a empresa a se desafiar e almejar uma meta melhor ainda o próximo período. Caso o indicador estiver fora da meta, a empresa deve lançar um plano de ação verificando as principais causas e assim sanar os problemas raízes de tal área. Desta forma é possível identificar e resolver muitos problemas dentro da organização, produzindo ganhos tanto para a empresa quanto para seus funcionários, e principalmente para o cliente.
Um grande abraço, até a próxima!
Élvio Tadeu Becker - Consultor empresarial

Postado em: Terça-feira, 23 Janeiro 2018.

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