ARTIGOS

Foco nunca é demais!


Fonte: Revista Destaque

O trabalho nos tempos atuais exige profissionais dinâmicos, capazes de realizarem várias tarefas durante o dia para não dizer ao mesmo tempo. Esse é um caminho sem volta, por mais que usamos da tecnologia de forma cada vez mais otimizada em nossas empresas os profissionais estão cada vez mais sobrecarregados de tarefas. Isso é natural, o mercado exige a otimização dos recursos e nossas empresas não podem ficar de fora.
A questão principal dessa publicação é a seguinte: o corre-corre do dia a dia não pode afetar o gerenciamento e planejamento da empresa. Empresas precisam de foco, precisam descobrir o que as destaca das demais e buscar aperfeiçoar esse ponto. É uma busca incansável, sabemos que a perfeição não existe, mas nem por isso devemos deixar de busca-la.
A falta de foco é um dos principais causadores de prejuízos nas organizações. Vou explicar o porquê. Simples, a “carta na manga” dos grandes empresários está na correta aplicação dos seus recursos extras, ou seja, fazem investimentos certeiros dos quais garantem um diferencial competitivo. Como sempre digo, investir de forma desorganizada é pior do que gastar de forma desordeira. As consequências de aplicar recursos extras da empresa em investimentos “furados” em muitas vezes resultam em catástrofes irreversíveis, o que não acontece em gastos. Gastos podem ser remedidos, analisados e reestruturados, para uma melhor eficácia e eficiência dos recursos disponíveis.
Concluo da seguinte maneira. Revise os resultados da empresa, faça uma análise e extraia os pontos fundamentais de desempenho e diferenciação. Dedique tempo e recursos para aperfeiçoar esses pontos e trabalhe para que sejam otimizados. Tarefas e atividades de segundo plano podem ser mantidas e devem ser otimizadas na medida do possível. O ideal é você não comprometer a saúde da empresa, mas isso não quer dizer que você deva para de inovar, inovar é mais um truque que grandes empresas usam para serem um sucesso. Mas sobre inovação trataremos em outro momento.
Abraço!
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial

Postado em: sexta-feira, 26 Abr 2019.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...