ARTIGOS

Expectativa x Probabilidade


Hoje vou lhe propor uma didática no mínimo muito interessante.
Vou realizar somas de 5 nas porcentagens a seguir:
Obs: as porcentagens representam probabilidades.
a) 0% - 5%
b) 60% - 65%
c) 95% - 100%
O valor da soma é igual nas 3 opções, agora vou explicar o efeito da expectativa presente nos exemplos acima.
Exemplo a:
Imagine que uma pessoa muito querida para você esteja internada em um hospital. A princípio os exames anteriores apresentaram 0% de risco de ela ter câncer. Porém, hoje nos novos exames realizados essa probabilidade passou para 5%. O efeito da expectativa é acionado, por mais que as chances ainda sejam minúsculas elas passaram a existir. A diferença de risco de nenhuma para uma possibilidade de risco por menor que seja ela tem um impacto muito forte em nós.
Exemplo b:
Imagine agora que seu time tem a probabilidade atual de 60% para ganhar o Grenal. Você provavelmente já desfruta de uma sensação de euforia por saber que seu time é favorito e melhor qualificado para vencer a disputa. Um pouco antes do jogo a probabilidade de seu time ganhar aumentou para 65%. A soma de 5% nesse caso é igual ao caso anterior, mas repare no seguinte, o efeito da expectativa é muito baixo. O seu estado de euforia se manteve sem sofrer um estímulo muito alarmante após essa nova probabilidade.
Exemplo c:
Esse exemplo é muito interessante. Imagine que você fez uma aposta em um jogo de pôquer e sua probabilidade de ganho está em 95%. Uma probabilidade muito alta, mas que ainda mantém dúvidas sobre o valor a apostar, aumentar ou não o valor? O que fazer? Eis que a probabilidade aumentou para 100%, novamente a soma igual de 5%. O acréscimo dos 5% garantiu agora uma vitória certa para você, apostar tudo não significa mais um problema.
Conclusão
Os 3 exemplos possuem 3 expectativas diferentes e afetam dilemas cruéis presentes em nossas vidas.
a) Status Confortável X Risco – Uma situação confortável é abalada por qualquer grau de risco que começar a existir.
b) Probabilidade mediana X Pequena variável – Um estado de euforia não é afetado por uma variável pouco significativa.
c) Dúvida X Certeza – Passar da dúvida para a certeza é a diferença do dia para a noite.
Abraço!
Henrique Fernando Pies - Consultor empresarial

O texto acima foi baseado no efeito da expectativa e no efeito da certeza presente no livro Rápido e Devagar de Daniel Kahnemann.

Postado em: quarta-feira, 16 Mai 2019.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...