ARTIGOS

Já ouviu falar em engenharia simultânea? Veja o que é e quais os seus objetivos


Que a globalização tem elevado o nível de competição entre as empresas, forçando-as a lançar novos produtos em intervalos cada vez menores, acrescentando ainda a necessidade de produzi-los com qualidade cada vez mais elevada, obedecendo padrões internacionais e com redução extrema de custos, já é de conhecimento dos gestores das organizações, o que pode ser ainda uma novidade é o tema que trago nesta postagem, a Engenharia Simultânea (ES).
Este método, embora tenha surgido a exatamente 20 anos, é utilizado mundo afora justamente para auxiliar os empresários a enfrentar os problemas citados acima.
Os seus objetivos buscam encurtar o ciclo de desenvolvimento de produtos, assim diminuindo também o custo final, bem como a garantia da qualidade. Esta filosofia de trabalho sugere que a execução paralela dos processos relativos ao produto reduzem o tempo total do projeto conduzido da maneira tradicional fazendo com que o produto seja aprovado e chegue ao mercado em um prazo menor.
A engenharia simultânea promove a integração de pessoas, formando times de trabalho com integrantes de diversas áreas relativas ao projeto fato que melhora o comprometimento dos envolvidos. Evidentemente algumas etapas dependem de outras para iniciarem, porém sempre que possível elas são planejadas para serem executadas em simultaneidade.
Principais objetivos
- A redução do período gasto para o lançamento do produto (time-to-market);
- Redução de custos;
- A qualidade é melhorada, já que todos os envolvidos contribuíram para o projeto;
Apesar das grandes vantagens que a ES apresenta, ela pode apresentar algumas dificuldades quando se fala em implementação, pelo fato de envolver pessoas, infraestrutura, cultura e políticas organizacionais, entre outros aspectos que se tornam fundamentais para o sucesso na utilização.
Élvio Tadeu Becker, Consultor Empresarial

Postado em: quinta-feira, 8 Nov 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...