ARTIGOS

FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE: DIAGRAMA DE RELAÇÕES

Na terceira postagem da série “Ferramentas gerenciais da qualidade” abordamos o diagrama de relações. Esta ferramenta serve para apresentar e facilitar a análise das relações lógicas entre as causas relevantes de problemas complexos ou não, simplificando a identificação da causa raiz. A aplicação desta ferramenta é um tanto quanto simples, porém exige a análise profunda pelos membros da equipe na definição das causas fundamentais e das relações entre elas.
Como afinal funciona o Diagrama de Relações?
A ferramenta necessita de uma lista com as possíveis causas para a ocorrência de um fato, essa lista de causas pode ser obtida por meio da realização de um Brainstorming entre a equipe de análise, a equipe precisa estar empenhada e ter o cuidado de listar as causas que julgarem ter maior participação na ocorrência e numerá-las.
O próximo passo é discutir a relação entre elas, o método utilizado é a comparação, você compara uma causa com a outra e analisa se existe relação entre elas, por exemplo, você está comparando as causas 1 e 2, se a equipe considera que a causa 1 provoca ou tem alguma influência sobre a 2, então você “puxa” uma seta da 1 em direção a 2, e assim é feito com todas as possíveis causas, tomando o cuidado de comparar todas elas entre si. Caso a equipe considere que não existe relação entre duas causas nada é feito. Note a aplicação no exemplo a seguir:
Problema: Peça não-conforme.
Causas potenciais:
1 - Matéria prima defeituosa;
2 - Erro do fornecedor;
3 - Máquina quebrada;
4 - Falta de manutenção preventiva;
5 - Mau uso;
6 - Erro do operador;
7 - Procedimentos incorretos/falta de procedimento;
Após este processo, busca-se pela causa que tiver o maior número de setas partindo dela, esta é considerada a causa principal, a qual exige maior atenção na busca da solução do problema.

A representação gráfica pode ser feita a mão, com uso de Post-Its ou softwares de criação de diagramas como é o caso do Microsoft Visio, existem inclusive ferramentas online, e gratuitas, para auxiliar você nesta etapa, como é o caso do www.lucidchart.com.
Élvio Tadeu Becker - Consultor empresarial

Postado em: Terça-feira, 12 Dezembro 2017.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...