ARTIGOS

CADA UM NA SUA


Hoje o tema abordado mais uma vez é bem específico, respeito e valorização das competências individuais alheias. Você deverá achar esse tema um pouco incomum, mas acontece que no nosso país temos um pequeno “probleminha” cultural, no qual temos a mania de “meter nosso pitaco no trabalho do outro”. Já adianto que esse detalhe não é de todo maléfico, opiniões compartilhadas representam uma equipe bem entrosada e prospecta em obter ótimos resultados, muitas vezes resultados surpreendentes.
As causas do problema derivam na maioria dos casos por dois motivos bem básicos; poderá ser a presença de tempos ociosos, por sua vez, mal utilizados durante expediente (tempo disponível para dar pitacos); ou, mania de grandeza associada com características egocêntricas, na qual nos faz pressentir mais capacitados que o colega em relação a atividade por ele executada.
Algumas possíveis soluções:
- Caso defronte de tempo ocioso em seu expediente indico que o aproveite da maneira mais benéfica possível. Poderá pesquisar e estudar sobre assuntos específicos de seu interesse, ou se preferir aproveitar e descansar um pouco, o mais importante é que você deixe seus colegas desenvolvendo o fluxo natural de seu trabalho;
- Quanto a mania de grandeza, tem algo interessante a propor a você, comece aos poucos a acreditar na competência profissional de seus colegas. Dê a eles inicialmente uma pequena dose de confiança e credibilidade e vá aumentando-a aos poucos, você terá grande chance de descobrir o que as outras pessoas são capazes ☺.
O que encontramos em equipes de destaque são sugestões e opiniões compartilhadas em ambientes, horários e ocasiões específicas em conjunto com um formato apropriado, sem críticas ofensivas e desvalorização profissional. Ou seja, há presença de grande empatia e humildade entre os integrantes, a empatia compreende uma leitura de todo contexto capaz de medir os limites individuais presentes e a humildade em originar a capacidade de aceite e interpretação de opiniões diversificadas (talvez um assunto para uma próxima postagem).
Um forte abraço!
Henrique Fernando Pies, Consultor Empresarial

Postado em: sexta-feira, 1º Junho 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...