ARTIGOS

A importância de um layout industrial bem organizado


Em tempos onde a concorrência no mundo empresarial cresce a cada dia que passa, destaca-se quem possui processos produtivos mais eficientes, essa eficiência em todos os casos está ligada a diversos fatores internos e externos das organizações, cabe aos gestores analisar e adotar técnicas que aperfeiçoem cada detalhe passível de melhoramento. Um dos fatores ligados diretamente à eficiência é o assunto abordado nesta postagem: Layout Industrial.
A organização dos processos produtivos ocorre geralmente de três formas diferentes, chamadas de tipos de layouts, são definidos de acordo com diversos aspectos do mix de produtos que será desenvolvido, os mais conhecidos da indústria são:
1. - Layout por produto;
2. - Layout por processo; e
3. - Layout fixo.
O objetivo desta postagem é apresentar os benefícios que um processo produtivo bem organizado como um todo, pode trazer para os objetivos da empresa, sendo assim, não vou entrar em detalhes sobre cada um dos tipos que acabei de citar. Vou fazê-lo nos próximos posts.
Como já citei, o arranjo físico da área produtiva da empresa é muito importante para a produtividade, visto que máquinas, equipamentos, móveis de apoio ou estoques bem ou mau dispostos podem ser responsáveis diretos por otimizar ou prejudicar o fluxo das atividades. Este é o motivo pelo qual precisa receber um foco especial na hora de planejar ou re-planejar a sua instalação fabril.
Processos bem planejados podem beneficiar a sua empresa de diversas formas, desde o uso mais adequado do espaço físico disponível até a redução de perdas de tempo no transporte de materiais e deslocamento de pessoas entre um processo/área e outro/a (atividades que não agregam valor ao produto final). Desta forma menos tempo é perdido e mais rápido o produto chega a condição de acabado. Um processo produtivo mais eficaz é o que menos necessita da função transporte.
Além dos benefícios relativos à eficiência, a otimização dos arranjos produtivos permite a utilização melhor controlada de estoques (reduzindo acúmulos desnecessários), reduz gargalos ou esperas durante os processos, e pode inclusive beneficiar a segurança dos trabalhadores, visto que devem ser levadas em conta situações que podem representar perigo e o espaçamento correto para o desenvolvimento da atividade.
Esta foi a colaboração de hoje, espero de alguma forma ajudar a você que estiver lendo este texto, espero também que aproveite as dicas postadas aqui para levar a sua empresa um passo (ou vários) á frente da concorrência.
Dúvidas? Escreva-nos. Um forte abraço, e até a próxima.
Atenciosamente.
Élvio Tadeu Becker - Consultor empresarial

Postado em: Quinta-Feira, 15 Fevereiro 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...