ARTIGOS

OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO POR MEIO DO USO DO SISTEMA MRP

Com o processo de globalização somado ao avanço das tecnologias computacionais, as empresas vêm mudando e atualizando os seus sistemas produtivos para que possam manter a competitividade no mercado.
Os consumidores passaram a exigir maior qualidade, maior produtividade, maior variabilidade aliadas a um menor custo e a um menor tempo de entrega. Para atender a nova necessidade do mercado, as empresas com processos com baixa produtividade e eficiência são obrigadas a otimizar seus processos e buscar novas técnicas gerenciais para manter a competitividade de seu negócio. Para atingir tal objetivo existem ferramentas específicas de caso para caso, uma delas é o MRP. Cuja filosofia é orientar para a compra/produção de materiais/insumos na quantidade e no tempo certo, nem mais, nem menos, nem antes, nem depois.
Esta ferramenta otimiza o Planejamento e Controle da Produção, agindo principalmente na redução do não cumprimento de prazos de entrega em consequência da falta de materiais e insumos e na redução de custos de manutenção de estoque. Melhora o sequenciamento de pedidos permitindo, com a sua correta manutenção, elevar significativamente a competitividade da empresa frente à concorrência.
Portanto a utilização do MRP proporciona melhor relacionamento com clientes, melhora na confiabilidade e tudo mantendo o nível de qualidade nos produtos e serviços, que deve, acima de tudo, ser o foco em cada atividade realizada.
Élvio Tadeu Becker - Consultor empresarial

Postado em: Sexta-feira, 26 Maio 2017.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos...